Associativismo e empreendedorismo feminino transformaram Juruaia em exemplo

  • 25/04/2025
(Foto: Reprodução)
O setor da moda íntima revolucionou a economia de Juruaia, cidade de pouco mais de 11 mil habitantes, localizada no Sul de Minas Crédito: Divulgação O setor da moda íntima revolucionou a economia de Juruaia, cidade de pouco mais de 11 mil habitantes, localizada no Sul de Minas. Criado há 24 anos, o Polo da Moda Íntima atrai clientes lojistas e revendedores de todas as partes, que querem abastecer suas lojas e estoques. As peças lá fabricadas são vendidas em todo o Brasil e exportadas para Europa, Américas, Ásia e Oceania. Mas nem sempre foi assim. A Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU) e o empreendedorismo feminino cumpriram papeis fundamentais na revolução ocorrida o modo de produzir e comercializar os produtos locais. O setor têxtil de Juruaia reúne 420 empresas, sendo que 95% destas são lideradas por mulheres. O mercado local absorve 5 mil colaboradores. A produção mensal é 1,8 milhão de peças e a anual está em torno de 22 milhões, o que gera um faturamento para a economia local de cerca de R$ 20 milhões por mês. A cidade possui atualmente a melhor renda per capta do Sul de Minas e a terceira do estado. O número de empresas cresce a cada mês. Diversos ônibus, vans e carros chegam à cidade pela manhã, transportando trabalhadores das áreas de costura, vendas, marketing, desenvolvimento de produtos, Recursos Humanos, Departamento Financeiro, compras, entre outros. O diferencial de Juruaia, segundo a empresária, presidente da ACIJU por dez anos e diretoria financeira da Federaminas, Tânia Rezende, é a dedicação feminina ao trabalho. “Nós sempre tivemos veia empreendedora. Quando uma pequena fábrica com sócias que vieram de São Paulo e Goiás faliu há cerca de 32 anos, as costureiras que tinham adquirido experiência não queriam voltar a trabalhar na lavoura de café, que era uma das únicas fontes de emprego da época. Então elas começaram a costurar em casa e a sair pra vender suas peças de lingerie. Assim uma foi inspirando a outra e as empresas, nascendo e crescendo”. Com o tempo, as juruaienses se organizaram e perceberam que a cidade seria mais forte se contasse com uma diversidade maior de produtos para ofertar ao mercado. “Aqui é exemplo que a união faz a força e que podemos desenvolver juntas sendo parceiras, e não concorrentes. Para se aprender coletivamente, leva-se menos tempo e nos faz errar menos. Nossa força está no todo e não somente em cada uma”, garante. A revolução Em 2013, a ACIJU era atuante, porém modesta. Nesta época, Tânia Rezende estava assumindo a presidência da entidade, que preside por dez anos e que deixará em julho. “Então nos aproximamos do Governo e do Sebrae Minas. Este último trouxe para Juruaia o projeto Foco Competitivo, com duração de aproximadamente três anos, a fim de desenvolver áreas como DNA marca, branding, marketing, planejamento de coleções assertivas, VM das lojas e Vitrinismo, passando pela gestão de processos e gestão financeira. Costumamos dizer que existe uma Juruaia antes e uma depois desse projeto. Antes as marcas pareciam todas iguais. A partir dele, cada loja conseguiu definir e trabalhar sua identidade de forma mais clara e visível a quem olhava para as coleções expostas nas vitrines”. A ACIJU ofereceu às empresas associadas treinamentos, capacitações, criou projeto e realizou missões internacionais em busca de tendência e informações de mercado para Juruaia. Também promoveu inúmeras rodadas de negócios para associados dentro e fora do município, participou de feiras do segmento como o Salão Moda Brasil além dos demais eventos durante ano como Festlingerie em setembro e Outlet em Janeiro, estes dois últimos também realizados pela ACIJU. Era digital Outra grande inovação ocorreu em 2013, com o advento do mercado digital. A ACIJU apoiou a criação de uma plataforma de e-comerce do Polo de Juruaia, que possui o nome de Via Shop Moda. Por meio dela, centenas de empresas do Polo de Moda Íntima se tornaram mais acessíveis a quem não conseguia ir até a cidade. Isso propiciou a chegada dos produtos locais a outros estados. Nova mudança significativa ocorreu em 2014, quando a Feira de Lingerie de Juruaia (FELINJU) deixou uma tenda de 2 mil metros, montada com estrutura simples, para o então em obras Centro de Eventos de Juruaia (EXPOJU), construído pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal, após uma visita do então governador Antônio Anastasia, que percebeu o potencial de Juruaia e a necessidade de expansão e profissionalização da Feira. A infraestrutura do local e do evento foi sendo aperfeiçoada a cada ano e atraindo novos expositores, clientes e parceiros. A ACIJU também criou, em parceria com a Central de Negócios Toque Brasil, o icônico Maior Sutiã do Brasil, que fica exposto na praça em frente à Igreja Matriz de Juruaia. A cidade ganhou destaque no programa “Domingão do Faustão”, da Rede Globo, o que trouxe uma grande visibilidade pra a cidade. Em 2023, a Associação criou a Maior Calcinha Do Brasil e novamente e Juruaia ocupou um bloco inteiro do Fantástico, programa da mesma emissora de TV, o que mostrou para todo o Brasil o potencial de negócios que o pequeno município mineiro oferece. Então ele conquistou o título de Capital Mineira da Lingerie. “Juruaia ficou nacionalmente conhecida por ser um polo que oferece lingeries de alta qualidade com preço justo e também como lançadora de tendência de cores e modelos, devido também aos eventos que realiza para lançar as coleções. Hoje recebemos clientes de atacado o ano todo e oferecemos a possibilidade de compra online pela plataforma coletiva de atacado. Temos clientes que vem durante os principais eventos [FELINJU / FESTLINGERIE E OUTLET], mas que compram todos os meses de forma online, seja pela plataforma, por lives ou mesmo WhatsApp”, conta a dirigente, que completa: “Sempre acreditei que para um polo se tornar forte, é necessário inovação constante, abertura para novas empresas e profissionalização constante”. Tânia Rezende deixa a presidência da ACIJU, mas segue contribuindo para o desenvolvimento de Juruaia e do estado. “Pretendo me dedicar a um projeto de mentoria para empresárias e empresários que estou estruturando, e continuar minha atuação na Federaminas, onde atuo ao lado do presidente Valmir Rodrigues da Silva, como diretora financeira e assinamos juntos os projetos da casa. Mas também sigo auxiliando a nova Diretoria da ACIJU”, finaliza.

FONTE: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/especial-publicitario/felinju/felinju/noticia/2025/04/25/associativismo-e-empreendedorismo-feminino-transformaram-juruaia-em-exemplo.ghtml


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