Procissão do Fogaréu, que não acontecia há mais de 100 anos, volta a ser realizada em São Tomé das Letras, MG
16/04/2025
(Foto: Reprodução) Última procissão aconteceu ainda no século XIX. Desta vez, a imagem de Bom Jesus dos Passos, considerada a maior do estado mineiro, será carregada durante o trajeto. Imagem de Bom Jesus dos Passos será carregada em procissão em São Tomé das Letras
Acontece à meia-noite desta sexta-feira (18), em São Tomé das Letras (MG), a Procissão do Fogaréu. Parte da programação da Semana Santa da cidade, o evento religioso não acontecia desde o século XIX.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Em entrevista à EPTV, afiliada Rede Globo, o chefe de Departamento de Cultura, Edson Pereira de Oliveira, explicou que a falta de padres na localidade foi o que afetou essa tradição.
“Essa Procissão do Fogaréu acontecia aqui na cidade na época que era um arraial, um distrito, no século XIX. E devido aqui [ter ficado] muitos anos sem padre, de 1885 a 1889 (...) as celebrações da Semana Santa foram enfraquecendo. Sempre tinha a Semana Santa, mas certas tradições foram deixadas de lado. E agora nós pretendemos retomar a tradição original da Semana Santa de São Tomé das Letras”, conta o chefe de departamento.
Maior imagem de Bom Jesus dos Passos em MG, fica em São Tomé das Letras
Reprodução: EPTV
E durante a procissão, uma novidade: será carregada a imagem de Bom Jesus dos Passos. Considerada a maior do estado de Minas Gerais, a obra é de origem portuguesa e foi adquirida pelo Barão de Alfenas na cidade de Porto, chegando a terras brasileiras de navio.
“Ela veio de navio e acabou de chegar em São Tomé em carro de boi, porque não tinha estradas, não tinha trem que chegava aqui perto. Essa imagem possui três metros de comprimento por um metro e meio de largura e três metros e meio de altura, e a grande diferença dela para as outras imagens é que a base dela é o próprio andor. (...) Pesa mais de 200 quilos e gasta oito homens para carregá-la”, detalha Edson.
Nessa procissão, os fiéis saem com tochas nas mãos, juntamente com outras pessoas vestidas de soldados. A imagem de Bom Jesus dos Passos será conduzida da Matriz de São Tomé à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, conhecida como a “Igreja de Pedra”. Em seguida, retornam à matriz em uma Via Sacra.
A expectativa do Departamento de Cultura de São Tomé das Letras é de que entre 500 a 1 mil fiéis acompanhem a Procissão do Fogaréu. A cidade ainda deve receber cerca de 25 a 30 mil pessoas durante o feriado.
Semana Santa tem programação religiosa em dezenas de cidades no Sul de Minas; confira destaques
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas